Zelensky: “É muito bom não estar sozinho”
- Núcleo de Notícias
- 6 de mar.
- 2 min de leitura
Presidente ucraniano agradece apoio europeu após rompimento com os EUA

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, destacou nesta quinta-feira (6) a importância do apoio europeu ao seu país diante do conflito com a Rússia. Durante sua participação na cúpula emergencial sobre Defesa da Europa, realizada em Bruxelas, o líder ucraniano enfatizou que os ucranianos "não estão sozinhos" e que o respaldo do bloco europeu é um sinal essencial para a resistência contra Moscou.
As declarações ocorrem após os Estados Unidos suspenderem o envio de ajuda militar e de inteligência à Ucrânia. O rompimento entre Washington e Kiev foi agravado pelo recente desentendimento entre Zelensky e o presidente Donald Trump na Casa Branca, onde o líder americano criticou o ucraniano por sua "ingratidão". Além disso, Trump aceitou as condições de Vladimir Putin para um cessar-fogo, sem envolver europeus ou ucranianos na negociação, o que inclui a anexação de territórios ucranianos pela Rússia.
Europa acelera planos de defesa diante da postura americana
A mudança de posição dos Estados Unidos e o temor de uma Rússia mais agressiva estão impulsionando os países europeus a reforçar suas Forças Armadas e reduzir sua dependência militar de Washington. Durante a cúpula, os líderes da União Europeia discutiram uma proposta para liberar até 800 bilhões de euros em investimentos para a Defesa nos próximos anos. Paralelamente, a Alemanha estuda flexibilizar suas restrições fiscais para financiar o setor militar, enquanto a França cogita ampliar seu escudo nuclear para proteger aliados europeus.
A nova realidade geopolítica evidencia o desafio do bloco europeu em equilibrar sua defesa coletiva diante da reconfiguração das alianças globais. O impacto dessa transformação deve moldar o cenário estratégico da região nos próximos anos.
Comentários