Zelensky rejeita proposta de cessar-fogo de Putin e exige trégua imediata de 30 dias
- Núcleo de Notícias
- há 22 horas
- 1 min de leitura
Líder ucraniano acusa Rússia de manipulação

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, descartou a proposta de um cessar-fogo de 72 horas anunciada nesta segunda-feira pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, chamando-a de uma “tentativa de manipulação”. Em comunicado publicado nas redes sociais, Zelensky exigiu a implementação imediata de uma trégua de 30 dias, acusando Moscou de rejeitar continuamente supostas tentativas de Kiev e seus aliados de buscar a paz.
“Mais uma tentativa de manipulação: por algum motivo todos devem esperar até o dia 8 de maio para cessar fogo e proporcionar silêncio ao Putin durante seu desfile. Nós valorizamos vidas humanas, não paradas militares”, afirmou Zelensky, alegando querer um “cessar-fogo imediato, completo e incondicional”.
As declarações de Zelensky foram reforçadas por membros de seu governo, como o chefe da administração presidencial, Andrey Yermak, e o diplomata Andrey Sibiga, que também acusaram Moscou de propor uma trégua apenas para garantir tranquilidade durante as celebrações do Dia da Vitória.
Mais cedo, Putin havia anunciado o cessar-fogo, a ser iniciado na madrugada de 7 para 8 de maio e com término na madrugada de 10 para 11 de maio. A iniciativa segue o padrão de uma trégua semelhante proposta unilateralmente durante o feriado da Páscoa, que, segundo o Exército russo, foi apenas parcialmente respeitada, registrando cerca de 4.900 violações, em sua maioria ataques com drones kamikazes lançados por forças ucranianas.
Comments