Zelensky rejeita negociações entre Rússia e EUA sobre a guerra na Ucrânia
- Núcleo de Notícias
- 17 de fev.
- 1 min de leitura
Presidente ucraniano afirma que qualquer acordo entre Moscou e Washington será inválido sem participação de Kiev

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta segunda-feira (17) que seu governo não reconhecerá qualquer acordo que venha a ser firmado entre Rússia e Estados Unidos durante as negociações previstas para ocorrer na Arábia Saudita. Segundo ele, somente tratativas que incluam representantes ucranianos serão legítimas.
A declaração de Zelensky ocorre após o Kremlin anunciar que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o assessor diplomático Yury Ushakov viajarão a Riad para reuniões preparatórias com delegados dos EUA. O encontro tem como objetivo estabelecer os termos de uma reunião entre os presidentes Vladimir Putin e Donald Trump.
Apesar de admitir que Moscou e Washington possuem um canal próprio de diálogo, Zelensky reiterou que qualquer discussão sobre a guerra sem a presença da Ucrânia será considerada "nula e sem efeito". O líder ucraniano, que viajará à Arábia Saudita na quarta-feira (19), afirmou que discutirá a questão com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, mas negou que sua visita tenha relação com as negociações entre Putin e Trump.
O chanceler russo, Sergey Lavrov, comentou que o encontro entre os líderes tem como objetivo restaurar as relações entre Moscou e Washington, que estiveram praticamente inexistentes nos últimos anos.
Comments