Zelensky nega que Ucrânia esteja desenvolvendo armas nucleares
- Núcleo de Notícias
- 18 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Apesar da negativa, presidente ucraniano havia mencionado que Kiev teria duas opções: adquirir armas nucleares ou ingressar na OTAN
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou na quinta-feira que seu país esteja buscando desenvolver armas nucleares, uma declaração que parece contradizer o que ele havia afirmado mais cedo no mesmo dia. Durante uma conferência de imprensa em Bruxelas ao lado do novo secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, Zelensky rejeitou a ideia de que a Ucrânia estaria se preparando para adquirir capacidade nuclear.
"Nós nunca dissemos que estamos preparando a criação de uma arma nuclear", afirmou Zelensky, pedindo que tais mensagens não fossem propagadas. Segundo ele, a única alternativa viável para a segurança da Ucrânia seria o ingresso na OTAN.
No entanto, algumas horas antes, o presidente ucraniano havia sugerido que a Ucrânia tinha apenas duas opções para garantir sua segurança: tornar-se uma potência nuclear ou aderir à aliança militar. Zelensky relatou ter conversado com o ex-presidente americano Donald Trump sobre a necessidade de armas nucleares para proteção, caso o país não fosse aceito pela OTAN.
Embora a Ucrânia tenha sido uma das principais potências nucleares durante a era soviética, entregou seu arsenal nuclear como parte do Memorando de Budapeste de 1994. O acordo garantiu a renúncia às armas em troca de garantias de segurança dos Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.
Comentários