Gigantes do varejo como Americanas, Carrefour e Casas Bahia enfrentam prejuízos bilionários desde 2023
Casas Bahia: Lojas fechadas
A crise financeira do varejo nacional pode levar à demissão de pelo menos 35 mil funcionários nos próximos dias. O problema - deflagrado após o pedido de recuperação das Lojas Americanas em 2023 - prosseguiu neste ano e já afeta outros quatro grupos tradicionais: Supermercados Dia, Lojas Marisa, Carrefour e Casas Bahia.
No caso da rede espanhola de supermercados Dia, a expectativa é de que a empresa demita cerca de 3 mil de um total de 5,5 mil colaboradores antes de encerrar as atividades de suas 343 lojas.
Já o Carrefour deve desligar mais de 12 mil funcionários para abrandar um prejuízo de R$ 565 milhões. A previsão é de que a companhia francesa feche as portas de 123 lojas. A informação foi confirmada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Por sua vez, a loja especializada em moda Marisa confirmou o encerramento de atividades de 91 lojas em 2023. Embora não tenha divulgado o balanço de suas perdas financeiras, a expectativa é de que a empresa demita quase 2.500 colaboradores.
As Casas Bahia - uma das mais tradicionais a atuar no Brasil - já tem lidado com o processo de recuperação desde 2022. Nesse ínterim, a varejista promoveu o desligamento de mais de 8 mil funcionários em todo o país.
Comments