Uruguai x Brasil: "Uma disputa que nunca irá acabar", afirma ex-ministro
- Núcleo de Notícias
- 4 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Para Ernesto Araújo, os territórios reivindicados pelo Uruguai são legitimamente brasileiros

Depois do recente embate entre Venezuela e Guiana Francesa na Margem Equatorial, agora chegou a vez do Uruguai manifestar interesse em reaver porções territoriais que pertencem ao Brasil desde o acordo firmado entre os países no século XIX.
Os pontos específicos na fronteira são o povoado de Tomás Albornoz e a Ilha Brasileira, situada na foz do rio Quaraí. O argumento do governo uruguaio é que o tratado de 1851 garantiria a soberania dos territórios ao país vizinho, em virtude de mudanças geográficas.
O Rumo Econômico consultou um dos principais experts em assuntos internacionais, o ex-chanceler da república entre 2019 e 2021, Ernesto Araújo. Na visão do diplomata, o tema em questão já foi bastante debatido e não tem data para ser solucionado.
“Acho que essa disputa não se resolverá nunca”, analisa Araújo. “Volta e meia, o Uruguai reafirma sua pretensão, para não ser esquecida, e o Brasil reafirma suas posições. O Brasil sempre defendeu o princípio do “uti posidetis”, ou seja: o critério primordial é quem ocupa o território. Nos dois casos da matéria, se são brasileiros que vivem lá, isso reforça os argumentos do Brasil”, ressalta o ex-ministro do governo Bolsonaro.
Comments