Trump restringe apoio federal à transição de gênero para menores de 19 anos nos EUA
- Núcleo de Notícias
- 29 de jan.
- 1 min de leitura
Ordem executiva proíbe financiamento e endurece restrições a procedimentos médicos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na terça-feira (28) uma ordem executiva proibindo o financiamento e o incentivo a tratamentos médicos e cirurgias de transição de gênero em menores de 19 anos. A medida, que atende a uma de suas principais promessas de campanha, endurece as restrições contra tais procedimentos, classificados pelo republicano como “mutilação sexual”.
De acordo com o decreto, passa a ser política do governo federal não financiar, patrocinar, promover ou auxiliar qualquer iniciativa voltada para a transição de gênero de crianças e adolescentes. A norma determina a aplicação rigorosa de todas as leis que já proíbem ou limitam esses procedimentos e define que instituições médicas que insistirem na prática perderão imediatamente o acesso a verbas federais destinadas a pesquisa ou educação.
A ordem critica a atuação de médicos que, segundo o texto, estariam “mutilando e esterilizando um número crescente de crianças sob a alegação radical e falsa de que adultos podem mudar de sexo por meio de intervenções médicas irreversíveis”. Trump classificou essa tendência como “uma mancha na história da nação” e reforçou a necessidade de eliminá-la.
Desde sua posse, o republicano tem deixado claro seu posicionamento sobre o tema. Em discurso recente, reafirmou que “existem apenas dois gêneros: masculino e feminino”, reforçando o compromisso de sua administração com o combate à ideologia de gênero no país.
Comentarios