Trump indica adiamento do banimento do TikTok nos EUA
- Núcleo de Notícias
- 19 de jan.
- 1 min de leitura
Decisão sobre plataforma chinesa será anunciada em breve; questões de segurança nacional permanecem no centro do debate

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou que pode adiar por 90 dias o banimento do TikTok no país. Em entrevista à NBC no sábado (18), ele mencionou que a extensão será considerada "apropriada" e que a decisão será divulgada na próxima segunda-feira (20).
A medida ocorre após a Suprema Corte dos EUA confirmar a constitucionalidade da lei que exige a venda do TikTok por sua controladora chinesa, a ByteDance. A decisão judicial argumenta que a restrição não infringe a Primeira Emenda da Constituição, que protege a liberdade de expressão.
Preocupações com segurança nacional
A proibição do TikTok tem sido motivada por questões de segurança nacional, com receios de que a China possa usar dados coletados pela plataforma contra os EUA. Com cerca de 170 milhões de usuários no país, o TikTok informou que ficará "fora do ar" a partir deste domingo, caso a decisão não seja revertida.
Trump discutiu o tema recentemente com o presidente chinês Xi Jinping, sinalizando esforços para uma possível solução que permita a continuidade da plataforma nos EUA. O atual presidente, Joe Biden, decidiu deixar a questão para o próximo governo, destacando a falta de tempo em seu mandato para tratar do assunto.
コメント