Donald Trump faz duras críticas a Zelensky e o acusa de desperdiçar bilhões dos EUA
- Núcleo de Notícias
- 19 de fev.
- 1 min de leitura
Presidente dos EUA denuncia má gestão dos recursos e cobra postura da Europa diante do conflito

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusando-o de desperdiçar os bilhões de dólares enviados pelos EUA e de evitar a realização de eleições democráticas no país. Em uma publicação recente, Trump afirmou que os Estados Unidos gastaram cerca de 350 bilhões de dólares numa guerra "impossível de ser vencida", enquanto a Europa contribuiu significativamente menos e ainda garantiu retorno financeiro para seus investimentos.
Trump destacou que a guerra na Ucrânia nunca deveria ter começado e que, sem os EUA e sua administração, Zelensky não tem condições de encerrar o conflito. O presidente norte-americano enfatizou que a guerra é um problema muito maior para a Europa do que para os EUA, mencionando que o Atlântico separa os americanos dos impactos diretos do confronto.
Além disso, Trump denunciou que Zelensky teria admitido o desaparecimento de metade dos recursos enviados pelos EUA, enquanto se recusa a convocar novas eleições, o que, segundo o republicano, configura um comportamento ditatorial. O presidente norte-americano ainda criticou o ex-presidente Joe Biden por não ter exigido uma participação equitativa da Europa no financiamento do conflito.
Trump reforçou que sua administração está trabalhando para negociar o fim da guerra com a Rússia, algo que, segundo ele, só pode ser feito sob sua liderança. Ele culpou Zelensky pela destruição da Ucrânia e pelo grande número de mortos na guerra, sugerindo que o presidente ucraniano tem interesse em manter a situação para continuar recebendo recursos financeiros.
O pronunciamento de Donald Trump está disponível na rede social X:
コメント