Trump corta financiamento de escolas que exigem vacinação contra Covid
- Núcleo de Notícias
- 16 de fev.
- 1 min de leitura
Presidente dos EUA assina ordem executiva para barrar recursos a instituições que impõem obrigatoriedade da vacina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na sexta-feira (14) uma ordem executiva determinando o corte de financiamento federal para escolas e universidades que exigem a vacinação contra a Covid-19 como condição para a participação em aulas presenciais. A medida afeta instituições de ensino primário, secundário e superior que ainda mantêm a obrigatoriedade do imunizante.
A decisão foi anunciada um dia após a confirmação de Robert F. Kennedy Jr. como secretário de Saúde. Conhecido por seu posicionamento crítico em relação às vacinas, RFK Jr. foi escolhido para liderar a pasta em meio a uma série de ações do governo Trump voltadas à reversão de políticas sanitárias da gestão anterior.
Segundo fontes da imprensa americana, a ordem também instrui o novo secretário de Saúde e a indicada para a Secretaria de Educação, Linda McMahon, a estabelecer diretrizes para eliminar quaisquer exigências coercitivas relacionadas à vacinação contra a Covid-19.
Trump, que assumiu seu segundo mandato em 20 de janeiro, já havia prometido durante a campanha que não permitiria que instituições de ensino impusessem a vacina e que cortaria financiamento de qualquer escola que adotasse essa exigência.
Essa é mais uma entre as recentes medidas do governo para reverter políticas da gestão Biden. Em janeiro, Trump também assinou um decreto para reintegrar militares dispensados por se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19, garantindo pagamento retroativo.
Comments