Trump assina decreto que classifica cartéis de drogas como grupos terroristas
- Núcleo de Notícias
- 21 de jan.
- 1 min de leitura
Ordem executiva visa combater cartéis que ameaçam a segurança nacional dos EUA

Na segunda-feira (20), o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva que classifica os cartéis internacionais de drogas e outras organizações criminosas que impactam negativamente o crescimento econômico e a segurança dos Estados Unidos como Organizações Terroristas Estrangeiras.
De acordo com o documento oficial, Trump enfatizou que essas organizações ultrapassam os limites do crime organizado tradicional, representando uma ameaça direta à segurança nacional americana. "Os cartéis se envolveram em uma campanha de violência e terror por todo o Hemisfério Ocidental, desestabilizando países importantes para nossos interesses nacionais e inundando os Estados Unidos com drogas mortais, criminosos violentos e gangues cruéis", destacou a ordem.
A iniciativa reflete uma postura mais agressiva contra o tráfico de drogas e suas consequências devastadoras, marcando um esforço para conter a influência desses grupos que impactam não apenas os EUA, mas também a estabilidade de nações em toda a região.
A ordem executiva de classificar os cartéis como organizações terroristas solidifica a promessa feita por Trump em dezembro de 2024. Na ocasião, Trump anunciou a medida durante um comício em Phoenix, no Arizona, quando enfatizou a urgência de eliminar membros de gangues e máfias estrangeiras, que entraram nos EUA devido à desastrosa política migratória do governo do então presidente Joe Biden.
Comments