Acordo inclui troca de prisioneiros e liberação de reféns após negociações lideradas por Trump
Israel e Hamas chegaram a um acordo que prevê a liberação de todos os reféns e um cessar-fogo de 42 dias, conforme anunciado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira (15). “Temos um acordo para os reféns no Oriente Médio. Eles serão libertados em breve”, declarou Trump em sua plataforma TruthSocial.
Segundo fontes da mídia internacional, o pacto, mediado no Catar, inclui a troca de todos os reféns israelenses capturados durante a incursão do Hamas em Gaza, em 7 de outubro de 2023, por prisioneiros palestinos.
Trump destacou que o acordo é fruto de sua vitória nas eleições de novembro, que, segundo ele, sinalizou ao mundo que sua administração priorizaria a paz e negociações para proteger americanos e aliados. “Minha equipe de segurança nacional continuará trabalhando com Israel e aliados para garantir que Gaza nunca mais se torne um refúgio para terroristas”, afirmou.
Steve Witkoff, enviado especial de Trump, participou das negociações em Doha e desempenhou um papel crucial na aceitação do acordo pela delegação israelense. “Este acordo demonstra que uma política de paz através da força é eficaz”, disse Witkoff ao canal israelense Channel 12, agradecendo aos negociadores israelenses, catarianos, egípcios, turcos e à administração Biden.
As negociações envolveram o governante do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani, que se reuniu com líderes do Hamas, além de chefes de inteligência de Egito, Turquia e autoridades israelenses do Mossad e Shin Bet.
Comments