top of page

Tratores invadem Bruxelas em protesto contra o radicalismo climático

Retomada dos "tratoraços" do agro europeu acontece às vésperas da eleição no Parlamento



Agro x Ecoterrorismo: fazendeiro pressionam União Europeia

Os tratoraços na Europa estão de volta. Após uma breve trégua, os fazendeiros europeus retomaram os manifestos pelo Velho Continente, com a participação de pelo menos 500 tratores que invadiram as ruas de Bruxelas na última terça-feira (4) às vésperas das eleições no Parlamento. 


Antes dos representantes do agro entrarem na capital da Bélgica, a última movimentação do setor havia ocorrido em fevereiro deste ano na Espanha.


Segundo a organização com sede na Holanda “Farmers Defence Force”, o alvo principal do protesto foi a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen e "suas práticas ecológicas radicais" que têm demonizado a agropecuária europeia.


O produtor italiano Salvatore Fais - que também esteve no tratoraço - afirmou que Von Der Leyen tem acusado injustamente o setor. 


“O bloco europeu tem acusado injustamente os agricultores de poluir o meio ambiente, impondo condições que, na visão deles, levam à produção reduzida, concorrência desleal e integração forçada na Europa”, lamentou Fais.


Inaugurada na Alemanha no final de 2023, a onda de protestos dos agricultores europeus escancarou uma série de reivindicações do setor, com destaque para o apelo pela retomada dos subsídios para o diesel usado pelo agro, contra a imposição do "radicalismo climático" da ONU e contra a comercialização de produtos estrangeiros - em particular, da Ucrânia - no continente com preços mais competitivos.


--


Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:

Comments


bottom of page