top of page

“Todos os alertas contra importação foram ignorados”, afirma presidente da Federarroz

Dirigente garante que irão sobrar 800 mil toneladas de arroz, e que não há necessidade de importação


"Importação será desnecessária", afirma Federarroz

Em novo manifesto contra a decisão do governo de insistir na importação de arroz, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, afirmou que o governo Lula tem ignorado os produtores e os números relacionados à colheita do produto em 2024.


“A própria Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já anunciou que temos 500 mil toneladas a mais de produção no Brasil do que no ano passado”, destacou o dirigente. “Além disso, iremos diminuir as exportações em 300 mil toneladas neste ano”, completou o presidente da Federarroz, apontando que apenas 15% das lavouras do cereal foram afetadas pelas enchentes.


Mais adiante, Alexandre Velho revelou que a entidade se reuniu com membros do governo Lula, entre eles, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, mas que os argumentos apresentados sobre a situação do Rio Grande do Sul foram ignorados até o momento.


“Tivemos algumas reuniões com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, porém, tudo que foi falado, pelo visto, foi ignorado”, lamentou. “E a decisão, pelo visto, também já estava tomada antes de qualquer contato com o setor produtivo arrozeiro”, reiterou Alexandre Velho.


Indignado com a situação, o presidente da Federarroz ainda disse que os agricultores receberam somente a oportunidade de prorrogar seus créditos rurais e que pouco tem sido feito pelo governo Lula. 


“Até o momento, o único auxílio foi uma prorrogação para municípios que estão em estado de calamidade ou de emergência. Uma prorrogação de 90 dias dos financiamentos”, explicou. Mas, nesse meio tempo, precisamos achar uma solução definitiva, de longo prazo, com taxas de juros baixas, para que esses produtores possam honrar os seus compromissos”.



As informações são da revista Oeste.

Comentarios


bottom of page