Tesouro Nacional confirma rombo de R$ 230 bi nas contas do governo Lula
- Instituto Democracia e Liberdade
- 29 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Dados sobre o déficit de 2023 foram divulgados nesta segunda-feira pelo Tesouro

Agência Brasil/EBC
O Tesouro Nacional divulgou nesta segunda-feira (29) o resultado consolidado das contas do governo central. Segundo o órgão, o déficit no primeiro ano do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi de R$ 230,5 bilhões - pior resultado desde 2020, ano em que a economia global foi paralisada pela pandemia de covid-19.
O rombo nas contas públicas é equivalente a 2,12% do Produto Interno Bruto nacional e coloca em xeque a próxima meta fiscal anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Apesar da queda de arrecadação e aumento de despesas, Haddad reiterou que o governo deverá ter déficit zero em 2024.
Lula defende aumento das despesas em 2024
O posicionamento do ministro Fernando Haddad diverge do que já foi declarado publicamente pelo próprio presidente Lula em outras oportunidades, que chegou a afirmar que “dificilmente” o Brasil conseguiria ajustar suas contas neste ano.
“Eu não quero fazer corte de investimentos de obras. Se o Brasil tiver um déficit de 0,5%, o que que é? De 0,25%. o que é? Nada. Absolutamente nada. Vamos tomar a decisão correta e vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil", declarou Lula durante evento no Palácio do Planalto.
A intenção de ampliar a dívida pública também foi expressada por membros da alta cúpula do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, defendem gastos entre 0,75% e 1% do PIB.
Comments