top of page
Foto do escritorNúcleo de Notícias

Terceiro trimestre aponta força no índice de gastos do consumidor americano

Núcleo da inflação mensal cresce

Crédito da imagem: Reprodução


Com o crescimento de viagens e da compra de veículos motorizados no mês de setembro, o índice de gastos dos consumidores americanos disparou no último mês, reforçando a trajetória de maior crescimento em direção ao quarto e último trimestre de 2023.


Os resultados apontados na última sexta-feira de outubro pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos mostrou um crescimento mais forte do que o esperado nos gastos familiares da população, e foram ainda acompanhados por uma leitura também elevada dos números inflacionários, sendo os maiores custos voltados para serviços como os de habitação.


Entretanto, a previsão é de que os gastos venham a arrefecer no início do próximo ano, tendo em vista que o excesso de economias guardadas em poupança no período da recente crise sanitária começam a esgotar. A expectativa de boa parte dos economistas é de que até lá, o Federal Reserve (Fed) não venha mais a elevar as taxas de juros, embora o risco de uma nova elevação seja real.


Os gastos realizados pelos consumidores representam mais de dois terços da atividade econômica dos Estado Unidos, e no mês passado cresceram 0,7%, logo após outra elevação não revista no mês de agosto de 0,4%, segundo informações do Gabinete de Análise Econômica do Departamento do Comércio.


O crescimento foi dividido entre bens e serviços. Entre os bens a elevação de 0,7% foi liderada por medicamentos, caminhões leves novos, alimentos e bebidas, e ainda por veículos de passeio. Quanto aos serviços o crescimento de 0,8% foi alavancado por viagens internacionais, habitação e serviços públicos, saúde e ainda de transporte aéreo.



コメント


bottom of page