top of page

TCU deve investigar suposta intervenção do governo na Petrobras

Pedido de investigação é de autoria do subprocurador do TCU, Lucas Rocha Furtado


TCU


O Tribunal de Contas da União acionou o Ministério Público nesta terça-feira (19) para investigar uma suposta intervenção do governo Lula no corte de dividendos da Petrobras em 2023. 


O autor da solicitação foi o subprocurador Lucas Rocha Furtado. Ele destaca que decisões como a retenção desses dividendos "podem ter sido afetadas por interesses do governo federal, em sentido contrário à avaliação da área técnica da empresa”.

 

Em seu parecer, Furtado também aponta que eventuais ingerências prejudicam tanto os acionistas da empresa quanto o próprio país, que vê companhias de participação nacional relevante “sendo geridas de forma arbitrária e sem observar os devidos preceitos técnico-econômicos".


Confira mais detalhes sobre o pedido do subprocurador:


"Nota-se a relevância da ingerência governamental na Petrobras em decisões que deveriam observar critérios técnicos. A decisão por não repassar dividendos aos acionistas, contrária às avaliações realizadas pela própria empresa e seu Conselho de Administração, aparentemente não observou as bases econômicas necessárias e visou atender opções do governo federal",

Comentarios


bottom of page