Tarifas de Trump sobre aço e alumínio começarão a valer em março e afetarão o Brasil
- Núcleo de Notícias
- 11 de fev.
- 1 min de leitura
Governo dos EUA revoga isenções e impõe taxa de 25% sobre importações

As tarifas sobre importação de aço e alumínio anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrarão em vigor a partir de 12 de março. A decisão, detalhada em ordens executivas divulgadas pela Casa Branca na segunda-feira (10), revoga isenções concedidas anteriormente a diversos países, incluindo o Brasil.
Trump justificou a medida alegando que acordos especiais falharam em garantir a segurança econômica e industrial dos EUA. A nova política tarifária mira países que, segundo o governo americano, têm "capacidade excessiva de produção", com destaque para Brasil, Argentina e México.
Impacto global e fim de isenções
A decisão também encerra a isenção concedida ao aço produzido na Ucrânia, enquanto mantém tarifas diferenciadas para produtos russos, devido à guerra contra Kiev. No caso do aço, os novos tributos atingem exportações da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, União Europeia, Japão, México, Coreia do Sul e Reino Unido. Já no alumínio, as tarifas impactam produtos da Argentina, Austrália, Canadá, México, União Europeia e Reino Unido.
Com a implementação da tarifa de 25% para todos os países exportadores de aço e alumínio, o Brasil – um dos principais fornecedores dos EUA – será fortemente impactado. Setores industriais e o governo brasileiro avaliam possíveis medidas para mitigar os efeitos da decisão.
댓글