Incidente com o primeiro submarino da classe Zhou teria ocorrido em Wuhan, entre maio e junho deste ano
Fontes anônimas afirmaram que o mais novo submarino nuclear da China afundou enquanto estava atracado em um estaleiro em Wuhan, no final de maio ou início de junho deste ano, segundo a mídia norte-americana. Pequim não teria tornado o caso público, em meio a seus esforços para expandir sua força naval.
De acordo com o Wall Street Journal e a CNN, imagens de satélite de junho mostram guindastes operando na área onde o submarino estava atracado, sugerindo uma operação de resgate. O submarino em questão, da nova classe Zhou, é descrito como uma embarcação de ataque com design avançado, incluindo uma popa em formato de X, que melhora sua manobrabilidade.
Ainda não se sabe se o submarino carregava combustível nuclear no momento do acidente ou se ele foi removido posteriormente. Além disso, não há informações sobre a causa do afundamento ou se houve contaminação da água. A China não comentou oficialmente o incidente.
Fontes dos EUA sugeriram que o silêncio de Pequim pode refletir uma tentativa de encobrir o ocorrido, questionando os padrões de treinamento e a transparência da Marinha do Exército de Libertação Popular. A embaixada chinesa nos EUA se limitou a dizer que não tem informações para compartilhar.
A China, que possui a maior marinha do mundo em número de embarcações, continua a expandir sua frota em meio a tensões regionais e disputas territoriais.
Comments