STF já tem maioria para condenar Carla Zambelli após voto do ministro Dias Toffoli
- Núcleo de Notícias
- 25 de mar.
- 1 min de leitura
Ministro adiantou posicionamento, consolidando tendência de perda do mandato da deputada

O Supremo Tribunal Federal (STF) já formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na ação penal que pode resultar na cassação de seu mandato. O ministro Dias Toffoli adiantou seu voto antes da conclusão do julgamento, consolidando o entendimento da Corte.
Além de Toffoli, os ministros Gilmar Mendes – relator do caso –, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela condenação. Gilmar Mendes propôs uma pena de cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato após o trânsito em julgado, tese seguida pelos demais.
O julgamento foi suspenso após um pedido de vista do ministro Nunes Marques, adiando a decisão final. Ainda faltam votar os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux e André Mendonça.
A ação penal contra Zambelli trata do episódio ocorrido em 29 de outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições presidenciais, quando a deputada foi filmada armada com uma arma de fogo em punho e dirigia-se a um homem, posteriormente identificado como Luan Araújo.
Comments