Queda acumulada no trimestre anulou ganhos dos serviços em todo o ano de 2023
IBGE - divullgação
Responsável pelo maior número de contratações no Brasil, o setor de serviços continua acumulando prejuízos em 2023. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume caiu 0,6% em outubro no comparativo com o cálculo de setembro. Já no trimestre, as perdas acumuladas foram de 2,3%, anulando os ganhos obtidos nos três meses anteriores.
Para o analista do IBGE, Luiz Carlos Almeida, o desempenho registrado no período acompanhou a tendência de queda observada nos meses anteriores..“Podemos dizer que estamos de volta ao patamar de abril deste ano”, destacou.
Serviços em queda: transportes lideram as perdas em 2023
De acordo com o levantamento divulgado na semana passada pelo órgão, o segmento de transportes foi o mais afetado, com queda de 7,1% em relação ao ápice atingido em março de 2023. Em seguida aparecem os segmentos de informação e comunicação, com baixa de 1,3% no comparativo ao pico atingido em junho deste ano.
Segundo o IBGE, o setor de serviços não amargava três quedas consecutivas desde 2020, quando o país enfrentava seu pior momento econômico e sanitário da pandemia de covid-19.
Comentários