Sergey Lavrov afirma que vitória da Rússia é inevitável no conflito com a Ucrânia
- Núcleo de Notícias
- 26 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, o Ocidente só entende a linguagem da força
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou que a vitória da Rússia na guerra com a Ucrânia é inevitável, pois essa é a única linguagem compreendida pelo Ocidente. Lavrov fez essas declarações em uma entrevista à agência TASS antes de sua viagem para Nova York, onde participa da 79ª sessão plenária da Assembleia Geral da ONU e realiza uma série de encontros bilaterais.
Lavrov afirmou que, onde quer que o Ocidente intervenha para tentar resolver crises, a situação piora. "Milhares de vítimas, destruição e problemas socioeconômicos seguem cada intervenção", disse o ministro, citando exemplos como a Ucrânia e o conflito israelense-palestino.
Ao ser questionado sobre a solução para esses conflitos, Lavrov foi categórico: “Vitória. Eles [Ocidente] não entendem outra linguagem. E essa vitória será alcançada, não temos nenhuma dúvida”.
O chanceler russo argumentou que o Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, busca submeter o mundo a uma "ordem internacional baseada em regras", mas sem nunca definir claramente quais seriam essas regras. Ele criticou a atuação das potências ocidentais em países como Afeganistão, Iraque, Síria, Líbia e nos Balcãs, alegando que essas intervenções só causaram caos e destruição.
Lavrov também citou a independência do Kosovo, em 2008, apoiada pelos EUA, e comparou a situação à da Crimeia, que se separou da Ucrânia após um referendo em 2014. Segundo ele, o Ocidente aplicou dois pesos e duas medidas ao apoiar a autodeterminação de Kosovo, mas rejeitar o princípio no caso da Crimeia, insistindo na "integridade territorial da Ucrânia".
コメント