top of page

Senadora lamenta negligência de Lula com os produtores de soja

Senadora Rosana Martinelli criticou a ausência de membros do governo em audiência pública que discutiu os obstáculos do agro


Rosana Martinelli lamenta ausência do governo no debate pelo agro

Na última sexta-feira (12), o Senado realizou uma audiência pública para discutir os problemas enfrentados pelos produtores de soja na região norte do país. O evento - de suma importância para o agro e economia em geral - não contou com nenhum representante do Ministério da Agricultura ou qualquer outro integrante do governo Lula. 


A ausência governista não passou despercebida da senadora Rosana Martinelli (PL-MT), que alertou para a negligência da gestão petista com o agro.


“Você faz as licenças, você faz o projeto de manejo das áreas que têm madeira, e você pega autorização para derrubar, exatamente como nós temos no nosso código florestal, que é o mais restrito do mundo. E o que acontece?  A Abiove não compra. Não compra nenhum grão de soja produzido no território brasileiro. Então, é um desrespeito até com as leis ambientais”, lamentou a senadora.


Em sua crítica, Rosana Martinelli relembrou ainda que a política de "moratória da soja" acontece desde julho de 2008, após acordo firmado para a preservação da Amazônia que impediu a compra do produto de fazendas que desmataram após esse período. Para ela, a prorrogação da medida - que se tornou definitiva em 2016 - está prejudicando profundamente os produtores rurais, cujas colheitas não são compradas por membros da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), mesmo quando estas seguem à risca o Código Florestal.


“Por isso a minha indignação de não ter nenhum representante (do governo Lula) numa comissão. Foi desrespeitado o Parlamento, porque os ministérios não estão dando a importância devida a uma causa tão importante. Muitos produtores não estão conseguindo vender os seus produtos. Agora se estende ao CPF da família inteira que está cadastrada. Independentemente de estar na Amazônia Legal ou não, não pode vender soja para muitas trades. É uma injustiça o que está acontecendo com o produtor brasileiro”, protestou a congressista.


--

Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:


Comments


bottom of page