Senador Jorge Seif critica reforma e diz "não ser possível" aceitar aumento de impostos
- Instituto Democracia e Liberdade
- 9 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Jorge Seif ratifica que estados foram abandonados, e que a reforma tributária irá gerar forte aumento de impostos

Jorge Seif - Agência Senado
O senador Jorge Seif (PL-SC) afirmou nessa quarta-feira (8) que não dará seu aval à PEC 45/2019 que pretende reformar o sistema tributário brasileiro. Em uma breve reflexão sobre todo o trâmite que o texto defendido pelo Governo Lula desde a Câmara dos Deputados até sua votação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado,
Seif ressaltou que “será impossível aprovar uma proposta” que irá gerar mais impostos ao Brasil e, em especial, a seu estado, Santa Catarina.
“Queria fazer uma breve retrospectiva, relembrando que essa reforma tributária passou pelo plenário da Câmara, sem tempo para os deputados a entenderem”, lamentou Seif, antes de participar da sessão deliberativa da Casa.
“O governo federal liberou mais de R$ 7 bilhões em apenas um dia para os deputados, e isso não é um bom sinal”, recordou Seif, citando as emendas parlamentares aprovadas por Lula, com o claro intuito de não dificultar a aprovação no legislativo.
“E ainda vimos a criação de IPVA de barco, IPVA de jet ski, taxação de herança, e tantas coisas que estão sendo impostas que não vemos em outros países”, acrescentou.
Seif lamenta descaso com Santa Catarina e demais estados
Em total descontentamento com o texto e suas concessões, o senador Jorge Seif também lamentou o descaso da proposta de reforma tributária com os estados; em especial, com sua Santa Catarina.
“A cada 100 reais (de impostos pagos), somente algo em torno de 10 reais voltam para meu estado. Muitas de nossas críticas, como a criação de um conselho (Conselho Federativo), centralizando ainda mais o poder em Brasília, permaneceu (no texto). E isso não ajuda os estados. Temos certeza de todos os esforços do senador Eduardo Braga para melhorar o texto da Câmara, mas eu preciso pensar nos catarinenses, e pensar no Brasil”, destacou.
“Muitas coisas não foram corrigidas no Senado e vendo que isso irá gerar aumento de impostos, não temos como apoiar essa proposta. Ela irá aumentar os impostos para os brasileiros e não podemos aceitar isso de forma nenhuma”, garantiu Seif.
Komentarze