Senador Bernie Sanders promete convencer o governo Biden para criar a nova taxa global
O senador de extrema-esquerda, Bernie Sanders, afirmou que irá "dobrar esforços" para que o governo do presidente Joe Biden apoie a sugestão lançada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de taxar os cidadãos considerados “super ricos”. A ideia para o projeto foi apresentada pelo petista durante o encontro do G20 no Brasil e reforçado no encontro entre os políticos em Washington D.C nesta semana.
"Em todo o mundo, você tem governos lutando com orçamentos terríveis, incapazes de fornecer saúde, educação, moradia para sua população, e bilionários que deveriam estar pagando sua parcela justa de impostos estão escondendo seu dinheiro em outro lugar”, reclamou o senador norte-americano.
Conforme o texto redigido pelos economistas franceses Gabriel Zucman e Esther Duflo, a taxação seria baseada na elevação do imposto corporativo mínimo global de 15% para 20%. O novo imposto ainda contaria com um alíquota “especial” para os super-ricos de 2%. A estimativa é de que a cobrança abranja 3 mil pessoas em todo o mundo e arrecade cerca de US$ 500 bilhões, que seriam reservados para um fundo para “desafios globais”.
Comments