top of page

Senado marca sabatina de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central

Data foi definida para 8 de outubro, após as eleições municipais, com relatoria de Jaques Wagner


Foto: Sérgio Lima/Poder360


O Senado Federal definiu que a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Banco Central (BC), ocorrerá no dia 8 de outubro. A decisão foi anunciada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), após as eleições municipais.


Galípolo, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central, foi escolhido para substituir Roberto Campos Neto. O relator da indicação será o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado.


Além do plenário, o indicado também será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no mesmo dia, o que será determinante para sua aprovação no novo cargo.


A indicação de Galípolo, atualmente diretor de Política Monetária do Banco Central, foi confirmada na semana passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após uma conversa com Lula. Apesar de ainda precisar passar pela aprovação do Senado, o Executivo e Legislativo não esperam grandes obstáculos, e Galípolo deve assumir o cargo em janeiro, quando se encerra o mandato de Campos Neto.

Comments


bottom of page