Segundo o Ministério da Fazenda, crescimento do PIB será de 2,5% neste ano, impulsionado pelo varejo
A Secretaria de Políticas Econômicas (SPE) do Ministério da Fazenda divulgou em seu mais recente Boletim Macrofiscal mais uma revisão do PIB (Produto Interno Bruto) de 2024. De acordo com os técnicos da pasta, a economia brasileira deve crescer 2,5% neste ano, impulsionada pelas vendas no varejo e aumento da prestação de serviços.
Em relação aos prognósticos de inflação, o Boletim Macrofiscal também apontou mudanças, sinalizando alta de 3,5% para 3,7% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) para este ano. Já para 2025, a previsão é de uma inflação na casa de 3,2%.
Dados sobre Rio Grande do Sul são preocupantes
Apesar de não incluir dados relacionados ao impacto econômico sofrido pelo Rio Grande do Sul, já se sabe que o estado deixará de arrecadar pelo menos 40% de ICMS em maio. Isso porque a média diária de circulação de cargas despencou 46% no período, segundo apuração do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). A receita gerada pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é calculada em R$ 3,75 bilhões por mês.
Comentários