top of page

Sem ajuda, governador do RS diz que salários de servidores podem atrasar

Eduardo Leite afirmou que o uso excessivo das reservas do RS pode interromper serviços e pagamento de servidores públicos


Cara de poucos amigos: Lula atrasa ajuda para RS

Após o adiamento do repasse de R$ 15 bilhões prometidos por Lula, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), voltou a apelar por socorro financeiro do governo federal. Segundo Leite, as perdas de arrecadação podem chegar a R$ 10 bilhões até o final deste ano em razão da destruição causada pelas enchentes no início de maio.


"Só a União tem capacidade e ferramentas para suportar momentos como esse de queda de arrecadação”, apontou Leite. “Não existe possibilidade de emissão de dívida por parte dos entes subnacionais. A União é que tem essa capacidade, fez isso na pandemia, e nós rogamos que seja feito agora também”, reforçou.


Eduardo Leite disse ainda que o uso das reservas, como recursos obtidos com privatizações e venda de ativos, pode inclusive prejudicar o pagamento de salários de servidores públicos


"Nós vamos trabalhar para que não haja atrasos de salários. (...) Para não atrasar, para não acabar o dinheiro e não deixar de atender a população, a gente vai ter que atender menos a população em várias frentes, para que o gasto fique condicionado ao que cabe no bolso do estado”, alertou o governador.

留言


bottom of page