Movimento que tenta salvar agro gaúcho já reuniu milhares de agricultores em 50 municípios do estado
Representantes do agro gaúcho decidiram sair às ruas da capital Porto Alegre nesta quinta-feira (8) para protestar contra o governo Lula. Os produtores clamam por mais ajuda financeira para recuperar suas lavouras destruídas pelas enchentes de maio deste ano. Os protestos desta manhã dão sequência a eventos semelhantes organizados na quarta-feira (7) em 50 municípios do estado.
O tratoraço de hoje comandado pelo movimento SOS Agro RS cobra o envio imediato de mais recursos federais para reestruturar o setor e acusa Lula de ter abandonado o setor em meio ao pior desastre dos últimos tempos.
Um dos líderes do manifesto é o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), que lamentou a inércia da gestão petista nos últimos três meses.
“Já são mais de 90 dias de muita promessa e enrolação”, apontou Zucco. “Não sobrou alternativa para os produtores gaúchos senão ir para a rua e protestar. O tratoraço deste dia 8 de agosto é exatamente isso, a indignação de um dos setores mais pujantes da economia nacional, responsável por colocar comida na mesa de todos os brasileiros”, explicou.
Segundo Zucco, as promessas feitas logo após o ápice das chuvas não foram cumpridas. Outro agravante tem sido o papel do novo ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, que até hoje, segundo o parlamentar, pouco fez pelo Rio Grande do Sul.
“As perdas são enormes e precisamos de uma solução estrutural para manter as pessoas no campo produzindo. A catástrofe levou embora o solo, destruiu silos, armazéns, matou animais e provocou a quebra na safra de grãos”, reiterou o deputado.
--
Leia todas as nossas matérias integralmente.
Assine o Rumo Econômico no link abaixo:
Comments