top of page

Rússia perde liderança do mercado de gás natural pela 1ª vez dede 1999

Efeitos da guerra com a Ucrânia impactaram setor de gás natural, e prognósticos para a indústria não são otimistas

Gazrpom sente os efeitos da guerra Rússia x Ucrânia

Após dominar de forma isolada o mercado global de gás natural, a Rússia confirmou ter sofrido o maior impacto no setor desde os efeitos da crise econômica que atingiu o país em 1999. Nesta terça-feira (21), o governo anunciou que a estatal Gazprom não irá distribuir dividendos, justificando um prejuízo de US$ 6,9 bilhões registrado em 2023. 


De acordo com a companhia controlada pelo Kremlin, a queda do faturamento total em 2023 foi de 40% em relação a 2022, ano em que a Gazprom computou lucro de US$ 13 bilhões.


As sanções aplicadas à Rússia pesaram de forma preponderante no balanço da companhia. Com o prolongamento da guerra - que completou 2 anos e 3 meses na semana passada - os países que costumavam consumir em quantidade o gás russo passaram a buscar alternativas, como o gás liquefeito vendido no Oriente Médio.


Além disso, o orçamento previsto pelo governo de Vladimir Putin ainda está bastante comprometido pelas operações militares, o que deve complicar a retomada de investimentos no setor de gás natural. Em 2024, os gastos com a indústria bélica devem ser equivalentes a 8,7% do Produto Interno Bruto da Rússia.

Comments


bottom of page