top of page

Rombo no INSS do funcionalismo público derruba investimentos

Gastos com a previdência dos servidores públicos reduziram investimentos federais para 2,2%


INSS


Ao longo do primeiro ano de seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou um recado direto à sociedade: a contração de funcionários para as estatais seria uma das marcas registradas de seu governo. O inchaço da máquina pública, entretanto, deve pesar no futuro da previdência social, que já sofre com o crescimento da dívida.


Dados apurados junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) apontam que o déficit referente ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos (RPPS) já atingiu a marca de R$ 6 bilhões. O rombo é considerado um dos motivos centrais da queda de investimentos na economia nacional. 

Reforma da previdência foi insuficiente para diminuir o rombo


Embora a reforma da Previdência concluída no primeiro ano de Jair Bolsonaro (PL) tenha sido uma tentativa de reduzir os débitos do setor, nos últimos 30 anos as despesas com o setor equivalentes ao total de gastos da União subiram de 19,2% para 51,8%. Esse aumento abrange as esferas federal, estadual e municipal.


Com isso, os investimentos federais despencaram de 16 % para 2,2%. O motivo da acentuada queda foi o remanejamento das verbas discricionárias para dar conta dos gastos previdenciários, que não param de subir.


A queda na aplicação de recursos públicos  também tem influência direta no baixo crescimento do PIB registrado nos últimos anos. De acordo com dados fornecidos pelo IBGE, a taxa de investimento em infraestrutura despencou de 5,1% para 0,6% do PIB entre 1980 e 2022.


Commentaires


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page