top of page
Foto do escritorNúcleo de Notícias

Riquezas da Guiana que Maduro deseja

Essequibo é uma das regiões mais ricas do mundo em diversidade

Crédito da imagem: Reprodução


A região de Essequibo, na Guiana (inglesa), é uma das mais ricas em minerais e recursos naturais, cuja diversidade é uma das maiores do mundo. Seu território é superior em extensão à de nações como Inglaterra, Cuba e Grécia.


Possuindo ainda uma das maiores jazidas de petróleo do mundo, o território é conhecido por disputas territoriais históricas entre a Venezuela e a própria Guiana desde o ano de 1841.

Ainda que a reivindicação venezuelana que visa a anexação do território persista ao longo dos anos, desde o ano de 2015 o ditador Nicolás Maduro vem estendendo sua atenção de forma vigorosa em direção ao território mediante a descoberta dos vários depósitos de petróleo localizados na região.


Apesar de na Venezuela os mapas apresentarem em listrado a área conhecida como Guayana Esequiba, em espanhol, indicando-a como "área reivindicada", o governo da Guiana é o verdadeiro responsável pela administração do território, tendo ali seis, de suas dez regiões administrativas.


Recentemente, a ditadura venezuelana anunciou a realização de um polêmico referendo a ser concretizado hoje, dia 3 de dezembro, que trata sobre a disputa a respeito da região. Será questionado ao povo venezuelano, dentre outros aspectos, sobre seu apoio à criação do estado "Guayana Esequiba", além de um plano para conceder a cidadania venezuelana aos habitantes.


O governo da Guiana apontou a ação de Maduro como uma ameaça existencial à integridade territorial do país e entrou com pedido de interferência ao Tibunal de Haia.

Comments


bottom of page