Concorrente da Bolsa de Valores de São Paulo no Rio de Janeiro deve ser inaugurada no 1º semestre de 2025
A B3 - assim como fragilizado real - têm sido esnobados pelo mercado financeiro internacional neste ano - sempre de olhos bem abertos para as incertezas fiscais do governo Lula. No caso da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa já acumula baixa de 10% nos seis primeiros meses de 2024, com fuga maciça de capital estrangeiro.
Apesar do revés, uma das notícias mais impactantes sobre o setor foi a da chegada de uma nova bolsa ao Brasil a partir de 2025, e cujo QG será na capital do estado do Rio de Janeiro. O anúncio foi dado pelo Americas Trading Group, um dos representantes do fundo soberano dos Emirados Árabes, com a presença do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Segundo o presidente da ATG no Brasil, Cláudio Pracownik, a estrutura de operações da bolsa carioca deverá ser concluída até o final deste ano. Já os primeiros testes de funcionamento estão agendados para o 1º semestre de 2025, com a negociação das mesmas ações que hoje exclusivamente estão na B3.
“Ninguém segura o Rio de Janeiro, a mais incrível de todas as cidades”, escreveu o prefeito da cidade, Eduardo Paes em seu perfil na rede X. “Faria Lima, a festa está acabando”, debochou.
Comments