top of page

Retorno do Congresso deve ser marcado por embate com governo Lula

Congresso terá de deliberar sobre MP que tenta derrubar desoneração da folha salarial de 17 setores


Agência Brasil/EBC


O retorno aos trabalhos do Congresso na próxima segunda-feira (5) deve ser marcado pela análise de um  “pacote” de  20 medidas provisórias que aguardam votação.


 A que mais tem gerado debates no Legislativo é a MP 1202/23, em que o governo Lula defende o fim da desoneração da folha salarial de 17 setores da economia até 2027. Pela proposta governista, a tributação seria retomada de forma gradual a partir de abril e os recursos garantiriam a promessa  de “déficit zero” na meta fiscal para 2024.


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, chegou a afirmar que o governo federal havia concordado em desistir da reoneração. Entretanto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reiterou que a MP “ainda está viva” e aguarda pela decisão de Lula.


Congresso deve votar MPs para socorrer o Rio Grande do Sul


Além da macroeconomia, outras 10 medidas provisórias ligadas à infraestrutura devem passar pelo crivo de deputados e senadores a partir deste mês. As MPs tratam de ações emergências para socorrer cidades afetadas pelas enchentes em 2023.

 

Segundo a Câmara dos Deputados, sete requisitos de crédito extraordinário precisam ser aprovados para amparar cdades gaúchas que registraram perdas imensuráveis após a passagem de um ciclone extratropical em setembro do ano passado. 


Pela ordem, as MP 1188/23,  MP 1190/23 e MP 1193/23 podem destinar um total de R$ 955,9 milhões ao Rio Grande do Sul para garantir a reconstrução de moradias, estradas e pontes,

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page