Relator da PEC de autonomia do BC tenta manter fiscalização no Senado
- Núcleo de Notícias
- 22 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
O relator da proposta, senador Plínio Valério (PSDB-AM), também quer que BC use receitas próprias para ampliar salários

Senador Plínio Valério - Agência Brasil/EBC
Apesar do movimento contrário liderado pelo governo Lula, o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa conceder total autonomia financeira do Banco Central, senador Plínio Valério (PSDB-AM), declarou que “não desistirá” de manter o poder de fiscalização da entidade nas mãos do Senado Federal.
O congressista também atua nos bastidores para incluir em seu relatório final uma cláusula de “liberdade operacional” para que o BC possa utilizar receitas próprias e ampliar o poder salarial de seus colaboradores. A medida já conta com apoio dos servidores da autarquia.
“Uma sugestão que ofereci à área técnica é a criação de um gatilho para que o BC possa ter autonomia para usar receitas próprias e melhorar os salários de seus funcionários”, afirmou Valério
Na reunião organizada entre o senador e representantes do Banco Central há duas semanas, uma das preocupações centrais apresentadas foi a de que uma eventual aprovação da PEC da autonomia financeira não interferisse na estabilidade dos atuais funcionários.
Saiba mais sobre a PEC da autonomia do BC no site do Senado
Comments