top of page

Redução forçada de taxas de juros faz bancos suspenderem consignado do INSS

Itaú e Pan foram os únicos a confirma suspensão da linha de crédito

Consignados do INSS foram suspensos pelos bancos nesta sexta-feira. A informação é do G1 e foi confirmada por Infomoney junto a duas instituições, Itaú Unibanco, que não informou o motivo da decisão e Pan, que alegou que a decisão foi tomada “em função da redução do teto de juros aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS)”. Outros bancos preferiram não manifestar posicionamento sobre o tema.


A medida, que abrange também o cartão de crédito consignado, foi tomada dias após o governo federal reduzir as taxas de juros da modalidade e aprovada na segunda-feira (13) pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), por 12 votos a 3, alterando a taxa de 2,14% para 1,7% ao mês, ficando o novo teto 0,44 ponto percentual menor que o limite anterior estabelecido desde 2022. O teto do cartão de crédito consignado teve a mesma alteração (0,44 p.p.), caindo de 3,06% para 2,62% ao mês. As novas taxas entrarão em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page