Pedidos de recuperação judicial chegaram a 169 e afetaram mais os pequenos e micro empresários brasileiros
OSX: prejuízo de R$ 288 milhões em 2022
Na última semana, a rede de supermercados Dia e a OSX ampliaram a lista das grandes empresas em risco de falência no Brasil. A crise financeira, entretanto, já se espalhou pelas companhias de menor porte há algum tempo.
Segundo o Serasa Experian, a saúde debilitada das pequenas e médias companhias foi o destaque do Indicador de Falências e Recuperação Judicial de fevereiro. Dos 169 CNPJs que buscaram a justiça para tentar solucionar seus problemas estruturais, 107 eram micro ou de pequeno porte. Já 80 dos pedidos feitos no mês passado terminaram em falência.
Em um aspecto geral, os dados representam alta de 64,1% em comparação ao mesmo período de 2023, quando 103 empresários fizeram acordos para evitar o encerramento de suas atividades. Já os fatores que mais influenciaram as solicitações foram os juros altos e a alta da inadimplência. Esses dados também apontaram que, das 169 empresas que entraram com pedido de recuperação judicial em fevereiro, 80 delas acabaram decretando falência.
De acordo com o Serasa Experian, as empresas que atuam nos segmentos de serviço (66) lideraram o número de pedidos de recuperação judicial. Comércio (54), Indústria (28) e setor primário (28) completam a pesquisa.
Comentarios