Recessão no Japão: FMI divulga fatores que influenciaram queda do PIB
- Núcleo de Notícias
- 21 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Dados compilados pelo FMI revelaram os motivos centrais da recessão ocorrida em 2023

Banco Central do Japão - divulgação
Estudo baseado em dados compilados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou alguns dos principais motivos que levaram o Japão à inesperada recessão econômica em 2023. Segundo dados do governo, o Produto Interno Bruto caiu duas vezes consecutivas nos 3º e 4º trimestres do ano passado (-0,5% e -0,1% respectivamente) em relação ao ano anterior e recuou 0,4% em base anual, levando o país a perder o posto de 3ª economia global para a Alemanha.
De acordo com o levantamento do FMI, o enfraquecimento do iene em relação ao dólar norte-americano foi um dos fatores para que o PIB caísse para US$ 4,2 trilhões, perdendo espaço para os US$ 4,4 trilhões do PIB alemão. O problema específico foi levado à tona pela vice-diretora-gerente do FMI, Gita Gopinath, no início de fevereiro.
Recessão no Japão: queda de consumo e população mais velha
A queda do consumo privado em 0,2% em 2023 também foi preponderante para o enfraquecimento econômico japonês. Uma eventual solução para o problema foi apresentada pelo ministro da Economia nipônico, Yoshitaka Shindo, que destacou a necessidade da “retomada do crescimento salarial”.
Por fim, o rápido envelhecimento populacional tem atuado diretamente para a desaceleração da produção. Em setembro do ano passado, um censo feito pelo governo revelou pela primeira vez na história que uma a cada 10 pessoas tinha mais de 80 anos de idade. A população japonesa é composta atualmente por cerca de 126 milhões de habitantes.
Comments