Estudo da Austin Rating indica estagnação da economia brasileira, que não deve deixar o 9º lugar no ranking global
A intenção de escalar o ranking das principais economias do planeta em 2024 deve ficar apenas no papel, caso a cotação do dólar frente ao real permanecer nas alturas no próximo semestre. O prognóstico foi divulgado pela agência classificadora de risco, Austin Rating, que prevê a estagnação da economia brasileira na 9ª colocação até o final do ano, logo atrás da Itália.
As preocupações relacionadas à desvalorização da moeda brasileira - como destaca a Austin Rating - começaram a aumentar após a série de declarações desastrosas do presidente Lula em relação à meta fiscal e à política de juros do Banco Central.
Após evitar polêmicas por alguns dias, o mandatário petista voltou a influenciar o câmbio, ao afirmar na quarta-feira (17) “não estar convencido” da necessidade do corte de despesas, além de ironizar metas de superávit.
Como o Rumo Econômico mostrou, Lula declarou em entrevista que a meta fiscal não está entre suas maiores preocupações no momento.
“Você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer”, afirmou.
Até julho, o real brasileiro foi a quinta moeda que mais perdeu valor frente ao dólar norte-americano, com queda de 13,4% em sete meses. O resultado só não foi pior que as unidades monetárias de Nigéria (42,3%), Egito (36,0%), Sudão do Sul (29,9%) e Gana (21,6%).
--
Leia todas as nossas matérias integralmente.
Assine o Rumo Econômico no link abaixo:
Comments