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Queda expressiva nas vendas de supermercados afeta varejo nacional

Resultado negativo de junho reverte ganhos do varejo em maio, aponta IBGE


Supermercados venderam menos em junho, diz pesquisa

Influenciado principalmente pela queda no volume de vendas dos supermercados, o comércio varejista nacional despencou 1% em junho, revertendo o ganho de 0,9% computado em maio deste ano. Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esta foi a perda mais acentuada no intervalo de um ano, quando os negócios do setor retraíram 1% em maio de 2023.


“Os principais fatores que explicam o recuo das vendas no varejo em junho foram as reduções expressivas verificadas nas atividades de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo”, explica Cristiano Santos, que atua como gerente de pesquisa do IBGE. O pesquisador também aponta o "efeito rebote", que normalmente ocorre após crescimento.


Confira os índices que mais influenciaram no resultado de junho, segundo levantamento do IBGE: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%); Artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%); Tecidos, vestuário e calçados (-0,9%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%).


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