Quase 80% dos brasileiros sentem peso da inflação dos alimentos, aponta Ipec
- Núcleo de Notícias
- 24 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Pesquisa feita no início de abril mostrou que a maioria dos brasileiros percebeu a disparada dos preços nos supermercados

Levantamento feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) apontou que cerca de 79% dos entrevistados perceberam aumento de preços dos alimentos nos supermercados neste ano. Para chegar ao número, o “novo Ibope” consultou 2 mil brasileiros em 129 municípios do país entre os dias 4 e 8 de abril.
A pesquisa ainda apontou que 11% dos participantes disseram não sentir diferença na precificação, enquanto 9% dos consultados disseram que os valores dos produtos sofreram queda. Apenas 1% não souberam responder às questões feitas pelo Ipec.
Além da consulta sobre os preços nas gôndolas dos supermercados, o Ipec também perguntou sobre as expectativas de inflação. Sobre o quesito, 64% das pessoas que participaram da apuração disseram estar pessimistas sobre a inflação, indicando que os preços devem continuar em alta.
Já 18% do total afirmaram que nada irá mudar nos próximos meses, enquanto 15% apostam na queda dos valores. Cerca de 3% não soube opinar sobre o tema.
Inflação dos alimentos permanece alta
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), embora a inflação tenha desacelerado em março, batendo em 0,16%, os alimentos em alta continuaram a influenciar de forma significativa nas despesas do cidadão. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo referente aos preços dos alimentos, a alta registrada foi de 0,53% no mesmo período.
Commenti