top of page

Putin condiciona negociações com Zelensky a novas eleições na Ucrânia

Moscou afirma estar aberta ao diálogo, mas exige "legitimidade democrática do governo ucraniano"



O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (19) que está disposto a negociar com a Ucrânia, mas apenas se o presidente Volodymyr Zelensky passar por um processo eleitoral que legitime sua posição. Putin argumentou que, segundo a Constituição ucraniana, não há mecanismo que permita a extensão do mandato presidencial durante a lei marcial, tornando o atual governo ilegítimo.


Durante sua coletiva de imprensa anual, Putin destacou que quaisquer acordos futuros entre os países precisarão ser assinados por autoridades legitimamente eleitas, o que, no momento, se restringe ao parlamento ucraniano, a Rada.


O líder russo afirmou que Moscou segue aberto a negociações com Kiev, respeitando as condições previamente estabelecidas em 2022, que incluíam a neutralidade da Ucrânia, restrições no uso de armas estrangeiras e o reconhecimento das mudanças territoriais decorrentes do conflito.


Putin criticou a decisão de Zelensky de cancelar as eleições parlamentares e presidenciais marcadas para 2023 e 2024, alegando que isso configura uma "usurpação de poder". Ele ressaltou que a legitimidade é essencial para um diálogo construtivo e que "qualquer líder legitimado por voto público será considerado para negociações, inclusive Zelensky".


Pesquisas recentes apontam que o apoio popular a Zelensky está em queda, com apenas 16% dos ucranianos dispostos a votar nele em uma eventual eleição.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page