Putin anuncia cessar-fogo de três dias na Ucrânia
- Núcleo de Notícias
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Presidente russo propõe trégua temporária e reforça abertura para negociações de paz

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou um cessar-fogo de 72 horas no conflito com a Ucrânia. A suspensão das operações militares ocorrerá a partir da meia-noite de 7 para 8 de maio e se estenderá até a meia-noite de 10 para 11 de maio, conforme comunicado oficial do Kremlin.
Putin justificou a medida com base em "considerações humanitárias". O Kremlin reforçou que, embora esteja disposto a manter o cessar-fogo e participar de negociações de paz sem exigências prévias, qualquer violação por parte das forças ucranianas será respondida de forma proporcional e imediata.
Em nota oficial, o governo russo reiterou sua disposição para diálogos que abordem as causas profundas da crise na Ucrânia, visando estabelecer uma relação construtiva com a comunidade internacional. Moscou também instou Kiev a seguir o exemplo e respeitar a trégua temporária em sinal de respeito ao significado histórico da celebração.
O gesto da Rússia, porém, foi acompanhado de um aviso claro: qualquer ação hostil durante o período do cessar-fogo poderá desencadear respostas rápidas por parte das Forças Armadas russas.
Comments