Putin afirma que Trump teve vitória roubada em 2020
- Núcleo de Notícias
- 24 de jan.
- 1 min de leitura
Líder russo associa derrota do republicano a crise que explodiu em 2022

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020 foram "roubadas" de Donald Trump e sugeriu que, caso o republicano tivesse permanecido no cargo, o conflito na Ucrânia poderia ter sido evitado.
"Não posso discordar dele [Trump] ao dizer que, se ele fosse presidente e sua vitória não tivesse sido roubada em 2020, talvez a crise na Ucrânia que surgiu em 2022 não tivesse acontecido", afirmou Putin em entrevista ao jornalista Pavel Zarubin, divulgada no canal Telegram da emissora estatal Rússia 1 nesta sexta-feira.
Em 2023, Trump já havia afirmado ao apresentador Hugh Hewitt que a guerra na Ucrânia nunca teria começado se ele tivesse vencido a eleição. "Putin nunca teria feito isso se as eleições não tivessem sido fraudadas, nossas eleições. Foram fraudadas e roubadas. Se eu fosse presidente, agora você teria milhões de pessoas vivas que hoje estão mortas", declarou Trump, segundo a transcrição da entrevista.
Trump nunca admitiu sua derrota em 2020, alegando fraude eleitoral. O republicano deixou a presidência após protestos no Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
As declarações de Putin ressaltam sua crítica à política externa dos EUA sob o governo Biden e reforçam a retórica de Trump sobre as eleições de 2020.
Comments