Brasileiros devem contar com lei antidumping, após disparada das importações de leite em 2023
Confederação tenta proteger leite nacional
O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária, Bruno Lucchi, revelou que a entidade estuda aplicar regras antidumping contra o governo da Argentina para proteger a produção de leite nacional.
A informação foi divulgada durante a reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, em Brasília (DF), cujo tema central foi a busca de soluções para reduzir os efeitos das importações do produto na economia.
Já o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite (CNPL), Guilherme de Souza Dias, afirmou que as compras no exterior - embora tenham chegado à marca de 163 milhões de litros em março - já começaram a cair. De acordo com a CNPL, o resultado representa queda de 9,5% em comparação a fevereiro deste ano e de 19% em relação a março de 2023.
Uma das medidas que favoreceu a queda da importação de leite foi a mudança de legislação nos estados. Em Goiás, foram retirados benefícios fiscais para empresas que importam leite e derivados.
“Com a norma anunciada, os incentivos valerão apenas para operações com o produto nacional, valendo para diversos segmentos, sejam indústrias, traders, atacadistas ou varejistas”, apontou o representante da Confederação de Agricultura e Pecuária.
Comments