top of page

Produtores de leite aguardam regras para conter importações da Argentina

Brasileiros devem contar com lei antidumping, após disparada das importações de leite em 2023


Confederação tenta proteger leite nacional


O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária, Bruno Lucchi, revelou que a entidade estuda aplicar regras antidumping contra o governo da Argentina para proteger a produção de leite nacional.


A informação foi divulgada durante a reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, em Brasília (DF), cujo tema central foi a busca de soluções para reduzir os efeitos das importações do produto na economia.


Já o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite (CNPL), Guilherme de Souza Dias, afirmou que as compras no exterior - embora tenham chegado à marca de 163 milhões de litros em março - já começaram a cair. De acordo com a CNPL, o resultado representa queda de 9,5% em comparação a fevereiro deste ano e de 19% em relação a março de 2023.


Uma das medidas que favoreceu a queda da importação de leite foi a mudança de legislação nos estados. Em Goiás, foram retirados benefícios fiscais para empresas que importam leite e derivados. 


“Com a norma anunciada, os incentivos valerão apenas para operações com o produto nacional, valendo para diversos segmentos, sejam indústrias, traders, atacadistas ou varejistas”, apontou o representante da Confederação de Agricultura e Pecuária.

Comments


bottom of page