Dados divulgados nesta quinta-feira (25) mostraram desempenho superior no terceiro trimestre, levando o PIB a 2,5%
Federal Reserve
O Escritório de Análise Econômica do Departamento de Comércio divulgou nesta quinta-feira uma atualização sobre o crescimento econômico dos Estados Unidos. De acordo com o órgão, o produto interno bruto norte-americano teve alta de 2,5% em 2023, graças ao desempenho acima do esperado registrado no quarto trimestre, quando subiu 3,3%. A expectativa anterior era de um PIB em torno de 2% em 2023. O PIB registrado em 2022 foi de 1,9%.
Entre os fatores que influenciaram o desempenho acima do esperado, destaque para um mercado de trabalho mais sustentável, com menos demissões, e aumento significativo de salários que colaboraram para a manutenção dos gastos dos consumidores.
Taxa de juros deve ser mantida pelo FED
Embora o resultado de 2023 tenha sido positivo, o Departamento de Trabalho dos EUA apontou alta de 25 mil demissões na semana de 20 de janeiro em relação à semana anterior. Ao todo, 214 mil cidadãos solicitaram o auxílio desemprego no período.
Na próxima semana, o Federal Reserve (FED) se reunirá para discutir se irá manter ou reajustar a taxa básica anual de juros. A expectativa do momento é de manutenção do índice entre 5,25% e 5,5%.
Comments