PF realiza operação contra lavagem de dinheiro e comércio ilegal de ouro no MT e PA
- Núcleo de Notícias
- 10 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Operação Aqua Fortis visa desmantelar esquema bilionário de extração ilegal de ouro e movimentação ilícita de recursos
Nesta terça-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Aqua Fortis, com o objetivo de combater um esquema de lavagem de dinheiro proveniente da extração e comércio ilegal de ouro em garimpos localizados no Mato Grosso e Pará. O esquema teria movimentado cerca de R$ 3 bilhões nos últimos quatro anos.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em São José do Rio Preto (SP) e um em São Paulo, todos expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Paulo. A investigação revelou que empresários envolvidos na comercialização ilegal de ouro usavam métodos criminosos, como a criação de empresas de fachada e o uso de "laranjas" para ocultar a origem ilícita dos recursos.
A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens dos investigados no valor de até R$ 1,3 bilhão, incluindo imóveis, veículos e ativos financeiros. Entre os investigados, está um caçador profissional, cujo material de caça também foi apreendido com o apoio do Ibama.
Os investigados poderão responder por crimes de extração ilegal de ouro, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, à medida que as investigações avançam.
Comentarios