top of page

Pessimismo é agravado com queda dos lucros industriais da China

Queda do setor chega a dois dígitos nos primeiros cinco meses do ano

A redução na demanda no mercado chinês pressionou as margens de lucros anuais das empresas industriais do país, que chegaram nos primeiros cinco meses do ano de 2023 a uma queda de dois dígitos, ou seja, a redução de 18,8% nos lucros em comparação ao ano anterior, foi acrescido da contração de 20,6% em janeiro-abril, somando-se ainda a uma economia enfraquecida em inúmeras frentes no mês de maio.


Entre os setores mais prejudicados estão o varejo, as exportações e os investimentos imobiliários, lembrando que a taxa de desemprego alcançou nova elevação de 20,8%. No mês passado, a retração dos ganhos industriais chegou a 12,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do National Bureau of Statistics (NBS), divulgados na quarta-feira.


Para o vice-diretor do Chasing International Economic Institute, Wu Chaoming, "A recuperação ainda lenta dos lucros industriais aponta para dificuldades sustentadas nas operações comerciais". O governo chinês continua com cautela em suas medidas de apoio na tentativa de reequilibrar as expectativas e os resultados da indústria, no entanto, algumas medidas mais fortes como o corte realizado na semana passada sobre seus principais índices de referência de empréstimos, pela primeira vez em quase 10 meses.

Comments


bottom of page