top of page

Algo de podre no reino da Dinamarca: vem aí o "imposto climático"

Medida seria implantada em 2030 e abrangeria emissão de gases de suínos e bovinos


Dinamarca pretende cobrar pelos puns de vaca e porcos "pelo clima"

Na contramão da Nova Zelândia - que recentemente desistiu de aplicar o chamado imposto do “pum da vaca”, o governo da Dinamarca parece firme em apostar em aplicar mais impostos para “frear as mudanças climáticas”.  O motivo principal da inédita taxação de carbono - caso realmente ocorra - seria o potencial da agropecuária de influenciar o clima. Segundo os especialistas, o setor é responsável por quase um quarto das emissões globais.


Divulgada nesta semana pelo Financial Times, a medida visa taxar os produtores de gado e suínos para combater as emissões de gases causadores do chamado efeito estufa. Segundo a nova lei - que deve ser aplicada a partir de 2030 - os pecuaristas terão de pagar cerca de € 100 por tonelada emitida de dióxido de carbono.


De acordo com o governo do país escandinavo, uma vaca emite, em média, seis toneladas de CO₂ nos pastos dinamarqueses. Pelo cálculo, cada animal deveria gerar o pagamento de cerca de € 600 pela atividade poluente.


--

Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page