top of page

Pedidos de Recuperação Judicial voltam a preocupar, aponta Serasa

Segundo Serasa Experian, as solicitações dispararam 94,7% em março em comparação a 2023

Crise nas empresas brasileiras aumenta em março

As evidências de fragilidade da economia brasileira têm aparecido em todos os segmentos, principalmente no empresarial. Nessa semana, o Serasa Experian informou que o número de pedidos de recuperação judicial cresceu 94,7% em março em comparação ao mesmo período de 2023.


Segundo apurou a entidade, foram 183 solicitações registradas em março de 2024, contra 9 ocorridas em março do ano passado. Ainda em fevereiro, o órgão já havia confirmado 169 pedidos de recuperação judicial, sinalizando o agravamento da crise econômica iniciada na pandemia de covid-19.


A pesquisa do Serasa destacou ainda que o setor de serviços foi o mais afetado pela crise, com 71 solicitações, seguido por comércio (48), indústria (33) e produtos primários (31).


Segundo semestre poderá ter quadro de melhora, diz Serasa


Para o economista sênior do Serasa Experian, Luiz Rabi, o número de pedidos de recuperação judicial podem começar a cair a partir do segundo semestre deste ano, após chegar a um eventual ápice.


“O aumento nas solicitações de recuperações judiciais é um reflexo do crescimento das empresas que se viram diante da iminência da insolvência”, analisou Rabi. “Para que os pedidos voltem a cair, será preciso primeiro uma redução da inadimplência”, acrescentou.

Comments


bottom of page